Luto

'Ele encarava a vida de uma forma forte, alegre, empoderada' diz diretor de filme sobre Nei D'Ogum

A morte de um dos mais conhecidos ativistas sociais e religiosos de Santa Maria, na noite desta quarta-feira, deixou amigos e familiares em luto. A trajetória de Nei D'Ogum, 53 anos, ficou registrada no documentário Pobre Preto Puto, lançado em 2016, pela Pé de Coelho Filmes. 

Morre o ativista social e religioso Nei D'Ogum 

O diretor do curta-metragem, Diego Tafarel, de Santa Cruz do Sul, junto com a produtora Maiara Fantinel, vêm até Santa Maria nesta quinta-feira se despedir de Nei. 

– Foi muito aprendizado conviver com ele, porque o Nei tem uma história de vida que, além de muita luta, foi muito pesada. Quem conheceu ele sabe que ele encarava a vida de uma forma muito forte, muito alegre e empoderada. A gente mudou muito como ser humano depois de conhecê-lo – conta Tafarel. 


O filme, premiado no Festival de Gramado, foi gravado em pouco mais de quatro meses, em Santa Maria, entre o final de 2015 e início de 2016. O diretor, que teve a ideia de contar a vida de Vilnes Gonçalves Flores Júnior, nome de nascimento de Nei D'Ogum, conta como teve a ideia de fazer o curta. 

– Eu não escolhi contar sobre ele. Foi a história dele é que me escolheu. O conheci uns dois anos antes de gravar o documentário porque eu participei do projeto Dona Lila, um filme sobre a avó do Nei. Durante as gravações, a gente sempre ia para Santa Maria e ficava na casa dele. A gente ficou amigo, até um dia que conversei com ele e perguntei se queria que fosse contado um pedacinho de sua vida, um recorte. Ele aceitou, porque era um ativista que tinha muita voz – explica o diretor.

Nei está sendo velado na Capela 4 do Hospital de Caridade. O enterro será às 15h desta quinta, no Cemitério Ecumênico Municipal. 



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Irmã é presa por assassinato de santiaguense em Bento Gonçalves

Próximo

Em quatro dias, temperatura variou mais de 30ºC em Santa Maria

Geral